O candidato a prefeito Roberto Dorner (PSD), registrou, esta manhã, em cartório, o compromisso de lutar de forma administrativa e jurídica, revisar e, se necessário, intervir na concessão entre a prefeitura e a empresa concessionária Águas de Sinop, para garantir a redução imediata das tarifas de consumo, e retomada do serviço de qualidade que sempre tivemos, antes da venda da nossa água.
“Reafirmo também o compromisso de me dedicar, durante todo o mandato, a oferecer o melhor serviço público a toda a população, bem como oferecer as melhores condições de trabalho para que os servidores municipais possam desempenhar suas funções com qualidade, produtividade e atenção ao cidadão. Eu vou abaixar a conta de água!”, declarou o candidato, através do documento.
Dorner lembrou que recentemente o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), decretou intervenção na concessionária de serviços de água e esgoto da capital, a CAB Cuiabá. A assessoria informa que a decisão dele em pedir intervenção foi tomada depois da conclusão de uma auditoria apontando que a CAB não cumpria as metas previstas no contrato de concessão e falhas no serviço de abastecimento de água. “Eu tenho certeza que o mesmo caso está acontecendo no município de Sinop e o prefeito e a vice dele não fazem nada para combater a situação”, afirmou.
Dorner aproveitou para questionar a atual vice-prefeita do município, Rosana Martinelli (PR), candidata a prefeita, se ela acredita que o abastecimento de água das casas melhorou depois da venda. “Ela faz parte da gestão, e mesmo vendo o povo sofrer, até agora não fez nada para mudar isso, não se pronuncia, eu gostaria de saber a opinião dela sobre o abastecimento em Sinop”, finalizou.
Outro lado
Em nota, a assessoria de Rosana informa que "o cidadão sinopense que se sentir prejudicado em relação ao preço da água, tem todo o direito e deve procurar a concessionária, o Procon ou comunicar a Ager sobre possíveis erros que possam constar na fatura da conta de água; que, "no processo de concessão do serviço de água e esgoto, a prefeitura optou por fazer uma concessão não onerosa para que não aumentasse o valor da tarifa para o cidadão". "Quando foi realizada a licitação, o preço da água não subiu para os sinopenses". A coligação de Rosana também aponta que o "valor da tarifa da água em Sinop (R$ 21,20 – residencial) é menor que em Sorriso R$ 22,10) onde a mesma empresa concessionária é a administradora, e também tem a taxa menor que a praticada em Cuiabá pela CAB Ambiental (R$ 35,40 a cada 10M³ – residencial). Neste ano, ocorreu o aumento tarifário em função da reposição inflacionária e por conta do aumento no preço da energia elétrica". Caso o contrato seja encerrado, os modernos equipamentos adquiridos ficam sob responsabilidade, do município, não necessitando de novo investimentos públicos no setor nos próximos anos".
Em nota encaminhada ao Só Notícias, a Águas de Sinop informa que "quanto ao registro de compromisso do candidato questionando o valor da tarifa dos serviços de água e esgoto", "se mantém a disposição para esclarecer dúvidas de quaisquer candidatos sobre os serviços prestados. É compromisso permanente da concessionária, desde o início dos trabalhos em 2014, levar água tratada com qualidade e regularidade para todo o município. Com mais de 30 mil metros de rede instalada, 7.500 famílias em 10 bairros hoje já contam com este benefício. Em paralelo, a concessionária segue com a construção de mais de 96 mil metros de rede de coleta e tratamento de esgoto, que trarão um retorno em saúde e qualidade de vida imensurável para a população"
A concessionária também expõe que "o valor da tarifa aplicada em Sinop está em conformidade com a legislação federal e as regras previstas no contrato de concessão. A tarifa vigente subsidia os investimentos já realizados e em andamento, que somarão nos próximos quatro anos mais de R$ 219 milhões. O trabalho da Águas de Sinop proporciona o maior investimento em obras de saneamento da história do município. Trabalhando de maneira transparente, a Águas de Sinop fica a disposição da população na Central de Atendimento ao Usuário, localizada na Rua das Nogueiras, 800 ou pelos telefones 3517 1150 e 0800 647 6060".