O Tribunal Regional Eleitoral está fazendo um remanejamento de zonas eleitorais. Para fortalecer Sinop, o juiz eleitoral Clóvis de Mello disse que a criação de uma nova zona eleitoral dará maior dinamismo ao trabalho na Comarca de Sinop que atendem seis municípios – Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Vera, Feliz Natal e União do Sul- totalizando 86.562 mil eleitores. “Se pedido for aceito, Sinop sediará duas zonas eleitorais: uma somente de Sinop, que concentra o maior número de eleitores e outra com uma parte de Sinop, como o bairro São Cristóvão, por exemplo e com os demais municípios”, explicou o juiz.
A criação de mais uma zona eleitoral implicará na designação de mais um juiz. Como recentemente a Justiça Eleitoral passou a ocupar sua sede própria, num prédio amplo, o juiz acredita que as duas zonas poderiam funcionar no mesmo espaço. De acordo com o juiz, a instalação de mais uma zona vai agilizar os trabalhos, principalmente se levando em conta que no ano que vem haverá eleições.
Na eleição passada, Clovis de Mello, expediu 12 direitos de resposta, 181 prestação de contas, 12 investigações judiciais, 45 representações e 331 registros de candidaturas. Como Só Notícias já informou, o pedido do juiz foi encampado por alguns vereadores, que devem encaminhar solicitação ao TRE.
Sinop tem estrutura para comportar a nova zona considerando que é o primeiro município do interior do Estado que tem sede própria para o Cartório Eleitoral.