"É preciso que o estudante tenha prazer em estudar, que o ensino seja de qualidade, sem esquecer do conforto nas salas de aulas. Estes são os pilares básicos que fazem uma educação melhor". A declaração é do pré-candidato a prefeito de Sinop, Dalton Martini (PP), ao detalhar algumas propostas na área educacional, apresentadas à Justiça Eleitoral e aponta que um dos gargalos para o avanço nos níveis de aprendizado está, muitas vezes, dentro do próprio ambiente escolar: falta condição para que os alunos sintam-se motivados a irem às escolas e manterem atenção dentro do ambiente. Ele cita, como exemplo, as altas temperaturas e a necessidade de aparelhos de ar-condicionado nas unidades escolares.
"Sinop é uma cidade de temperaturas altas e ar-condicionado não é luxo, mas necessidade. Não adianta uma escola ter o ar se quando ele dá problema a manutenção prestada não resolve. Isso gera gasto de dinheiro público e impede que esse recurso seja empregado em outras ações com os alunos”, afirmou, através da assessoria.
Ele também defende o uso de tablets, notebooks e lousas digitais para tornar mais atrativa a prática pedagógica sem, no entanto, deixar de se atentar para o aspecto humano. Dalton pretende criar o Aplicativo Sinop10 como forma de aproximar as famílias das escolas. Pela iniciativa, os pais teriam acesso a diário de classe, boletins, notas, trabalhos e frequências em salas. “Esta é uma forma de os pais participarem ainda mais da vida escolar dos filhos", concluiu.