A maior cidade da região Norte de Mato Grosso comemora hoje, 28 anos de emancipação e 33 anos de fundação, no patamar de um dos maiores pólos do Estado. Possui a quarta maior população (mais de 100 mil habitantes) e eleitorado mato-grossenses.
Mas, nos últimos anos também ganharam espaço no município o setor de prestação de serviços, principalmente quando se fala em ‘educação’. Desde 2000, das 9.214 empresas instaladas, 4.612 são do segmento. Outras 2.770 do comércio varejista, e, 1.305, no industrial.
Com a implantação de novos cursos superiores, Sinop se consolidou como pólo educacional. Atualmente, conta com sete faculdades e recebe acadêmicos de todo o Nortão e até de outros Estado. Desde o ano passado, a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) instalou um campus no município e busca novos cursos, além dos seis já oferecidos.
“Isso tudo se resume em superação. Tudo que passamos nesses anos, desde que Sinop foi fundada, abriu a clareira, conseguiu a BR-163, as universidades. Considero Sinop como uma cidade consolidada, que tem muito a crescer, venceu todos os seus tempos e vai continuar vencendo os obstáculo e dificuldades”, avaliou o prefeito Nilson Leitão, que está na gestão do município nos últimos sete anos.
Hoje é feriado no município e estão marcadas várias atividades em comemoração. às 08 horas, será realizado o 2º Concurso mato-grossense de Bandas e Fanfarras e concurso do bolo mais bonito, no praça das Bandeiras. Às 15 horas, serão feitas brincadeiras e atividades recreativas com crianças, shows com bandas locais e Pescuma, Henrique e Claudinho.