O juiz Clovis de Mello é o novo diretor do fórum da Comarca de Sinop. Ele convidado pelo presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, e aceitou. A nomeação saiu ontem. Ele sucede João Guerra, que estava na direção. A comarca tem 10 varas. “E precisamos de mais duas. Uma especializada em assuntos bancários porque hoje são 3 mil processos nesta área, e outra para tratar das questões ligadas a menores delinquentes, casos de infância e juventude, que hoje estão na Vara da Família e está sobrecarregada”, disse Clovis, ao Só Notícias. Se atendida esta reivindicação, aumentará para 12 o número juízes despachando (mais 2 serão designados).
Ele vai conversar com Perri, nos próximos dias, também para ampliar a estrutura. “Temos também a questão do excesso de processos tramitando, falta de funcionários e mão de obra sem qualificação apropriada. Antes do processo chegar ao juiz, tem que ter a fase de conciliação, de mediação, ser feita audiência preliminar. É projeto do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que devemos implantar”, defendeu. “Querem que juízes cumpram metas. Ótimo. Mas também precisamos cumprir as metas com qualidade de vida e qualidade profissional. Magistrados não podem mais se sacrificar. A grande maioria não tem mais tempo devido a tanta a quantidade de trabalho”, expôs.
Clovis de Mello adiantou que pediu levantamento da quantidade de processos tramitando em todas as 10 varas do judiciário sinopense.