PUBLICIDADE

Sinop: Blairo aponta dois caminhos para recuperar áreas degradadas

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi disse, agora há pouco, para lideranças do agronegócio, ambientais, políticas, assentados e produtores rurais da região da BR-163 que a recuperação das áreas degradadas é essencial e pontou dois caminhos: seja a verticalização da economia transformando a produção local dentro do Estado mesmo e, ainda, dentro desse programa repassar uma parte da terra usada hoje pela Pecuária para a Agricultura e mesmo para o reflorestamento. Blairo participa com o ministro Mangabeira Unger, de Assuntos Estratégicos, do encontro ‘Plano Amazônia Sustentável – A área de influência da BR-163’, no Parque Florestal de Sinop, onde estão deputados estaduais, federais, secretários e demais lideranças de 47 municípios.

Veja fotos do encontro com o ministro em Sinop

Conforme lembrou o governador, em Mato Grosso apenas 7,8% do território é utilizado pela Agricultura enquanto a Pecuária domina 25% das terras. Essa é uma das frentes de discussões entre a União, Estado e os municípios que abrange esta região da Amazônia Legal. Maggi, voltou a defender o pagamento para aqueles produtores que não desmatarem suas terras.

“Dar valor a terra com floresta, oferecer a esse produtor uma receita equivalente a atividade daquela região”, acrescentou, lembrando do XIV Katoomba Global Meeting, encontro mundial de desenvolvimento sustentável que acontecerá entre os dias 1º e 4 de abril em Cuiabá, como um interesse do Executivo estadual em avançar nessa questão.

Durante discurso, as lideranças, assentados e produtores rurais da região da BR-163, deixaram claro que há vontade da parte deles em resolver o problema de regularização fundiária, mas que encontram muitas dificuldades para resolver sozinhos. Dessa, forma o principal discurso defendido por este grupo é com relação a projetos para regularização dos diversos problemas.

Os produtores rurais cobraram na ocasião compromisso do ministro de apoio às necessidades dessa população e principalmente ao modelo de projeto de assentamento da Prefeitura de Sinop, Programa de Gestão Integrada a ser lançado nos próximos 30 dias.

Leia ainda:
Sinop: ministro fala em ação específica contra desmates
Sinop: Mangabeira quer sugestões para eliminar entraves
Lideranças discutem com ministro hoje em Sinop gestão ambiental compartilhada
Sinop pedirá apoio de ministro para plantio em 50% das áreas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE