sábado, 13/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: audiência debate eclusas para viabilizar hidrovia

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa realiza, nesta sexta-feira, a partir das 18h, no Sindicato Rural de Sinop, audiência pública para colocar em discussão a implantação das eclusas nos leitos dos rios Teles Pires, Tapajós e Juruena, além da implantação de hidrovias nos rios Teles Pires e Tapajós. O requerimento foi proposto pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco e aprovado pelos demais parlamentares.

Vai ser tratado com representantes de entidades do setor produtivo a navegabilidade dos rios de Mato Grosso, constituindo a operação de eclusas como serviço público que pode ser prestado diretamente ou sob regime de concessão pelo poder público que detenha o domínio do corpo de água onde as hidrelétricas já estão construídas. “Já existe usinas hidrelétricas sendo instaladas no Teles Pires e outras em estudos. Entendemos que se discuta sobre eclusas para não interferir na navegação do rio”, disse o parlamentar, por meio da assessoria.

De acordo com a a assessoria, anteriormente, o empresário Munifume Matsubara, que reside em Sinop fez uma explanação sobre a importância das eclusas nos rios mato-grossenses. Para ele, o custo do transporte vai diminuir e a produção poderá competir diretamente com outros países.

Há anos é defendida a hidrovia Teles Pires-Tapajós, ligando o Nortão até as proximidades do porto em Santarém (PA). Mas, até agora, muito pouco foi feito e não nem previsão para ser feito um projeto técnico com valores a serem investidos, prazo e vantagens da obra.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE