quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop atinge 78% das metas do programa do TCE que busca melhorar gestão pública

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)

O Tribunal de Contas do Estado concluiu que a prefeitura atingiu 78% das metas estabelecidas no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado cujo objetivo é melhorar os serviços públicos, por meio de práticas que buscam introduzir na administração municipal e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, todas elas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Os resultados são referentes as ações de planejamento estratégico e do incentivo ao acesso à informação e à consciência cidadã coordenados por secretarias do TCE.  Alguns indicadores superaram a meta estabelecidas ainda em 2019 e atingidas durante o ano passado, no último ano da gestão da ex-prefeita Rosana Martinelli. O tribunal destacou a cobertura potencial da educação infantil até 3 anos. A meta era passar de 50% registrados em 2019 para 52% em 2020. A cobertura, contudo, chegou a 99,3%.

“Outros exemplos dizem respeito a quantidade de atividades culturais, que saltaram de 15 para 21; a elevação da eficácia da comunicação externa e interna, que foi de 58,5% para 64,1% e o número de ações estratégicas para superação de vulnerabilidades sociais das famílias sinopenses, que teve elevação de 9 para 21 ações”, acrescenta o TCE.

Na opinião do secretária de Apoio às Unidade Gestora do tribunal, Adjair Roque de Arruda, considerando a crise enfrentada em 2020, a porcentagem geral total de 78%, pode ser classificada como excelente. “Sobretudo em um município que tem tanto o desafio de manter os serviços existentes, quanto o de criar novos, como a instalação do aeroporto e de investimentos na área de saúde”.

O coordenador de um dos projetos deste programa desenvolvido em diversas prefeituras, Guilherme Almeida, que é auditor público externo, anunciou que o TCE retomou um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em breve as equipes das prefeituras “terão um consultor, um professor especializado para auxiliá-los. Teremos também palestras e cursos”.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE