A câmara municipal aprovou, agora há pouco, a permuta de uma área de 234 hectares da prefeitura, com a de um fazendeiro, que será doada para a Embrapa construir em Sinop o centro de pesquisa. A área fica às margens da MT-222, próximo ao rio Teles Pires (6 km do aeroporto) e é do fazendeiro Leandro Mussi. A prefeitura ofereceu 234 hectares que ficam bem próximos ao aeroporto João Figueiredo. Os técnicos da Embrapa já analisaram o solo e consideraram mais apropriada a área do fazendeiro. As negociações duraram cerca de 40 dias.
"O próximo passo é fazer, ainda esta semana, uma sessão extraordinária para aprovar a doação desta área para a Embrapa que vai agilizar a documentação para concluir o projeto do centro de pesquisas", explicou, ao Só Notícias, o vice-presidente da câmara municipal, Sergio Palmasola (PDT).
"O prefeito já manifestou que pretende ampliar a área que será destinada para o centro de pesquisas e viabilizará outra permuta com a área do antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café) por mais alguns hectares e tornar a área do centro ainda maior", adiantou o vereador.
Nos próximos dias chegam a Sinop parte dos primeiros equipamentos, como laboratórios, secadores de cereais, que vão ficar armazenados em barracão de uma madeireira, até que a estrutura do centro seja construída para iniciar as pesquisas. R$ 12 milhões devem ser investidos na obra e a Embrapa terá em Sinop mais de 100 profissionais desenvolvendo pesquisas que vão apresentar alternativas para fortalecer a produção agrícola e pecuária na região Norte de Mato Grosso.