PUBLICIDADE

Sinop: apresentados estudos para fortalecer o setor turístico e terminal pequeno no aeroporto é um dos entraves

PUBLICIDADE
Só Notícias/Mylene Dias (fotos: Só Notícias - atualizada 11:33h)

A secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou, esta manhã, o Plano Municipal de Turismo e o Inventário de oferta Turística atualizado, em parceria com o Sebrae, com análise geral de mais de 900 pontos do município, com informações de infraestrutura de apoio, serviços e equipamentos para elaborar o Plano Municipal de Turismo. O estudo apontou as forças do turismo local (dentre elas  em destaque para a ampla diversificação de serviços, ofertas de emprego, localização estratégica que beneficia a logística, o crescimento econômico ordenado e o agronegócio.

O estudo mostra os setores que é preciso avançar como na qualificação profissional, resolver a deficiência no fornecimento de transporte, má conservação das vias, necessidade de ampliar o alcance de cobertura da telecomunicação do sinal de telefone e internet, o fato do aeroporto ter um terminal (embarque e desembarque de passageiros) pequeno. A construção do novo terminal é de responsabilidade da concessionária que administra o aeroporto e havia expectativa que iniciasse no primeiro semestre mas ainda não iniciou e, em determinados horários de voos, fica lotado na salas de embarque e desembarques.

A pesquisa também aponta pouca publicidade turística da cidade, traz levantamento do setor hospedagem e as melhorias necessárias.

A turismóloga Leidiane Viegas acrescentou que a pasta constatou a potencialidade turística de Sinop nas áreas turismo de lazer, de observação e contemplação da fauna e flora, ecoturismo, pesca esportiva, eventos, comércio e outras. “Percebemos que precisávamos reunir tudo isso num documento único para que pudéssemos planejar nossas ações para que de fato elas fossem objetivas e atendessem a comunidade que se beneficia do turismo”, avaliou.

O levantamento também constatou a necessidade de investir na divulgação dos atrativos turísticos do município, atualizar site e rede social da prefeitura com informações turísticas, incentivar a implantação de ciclovias, sensibilização sobre a importância da preservação ambiental, profissionalização dos artesãos locais, ações de valorização da gastronomia local, perceber qual perfil gastronômico de Sinop e consolidá-lo.

O prefeito Roberto Dorner disse que “Sinop vai se desenvolver cada vez mais. Nós estamos mostrando para sociedade para o Brasil e mundo o que nós temos importante no turismo. Esse relatório que está sendo feito, essa demonstração que será distribuída para o município e Estado mostra que nós temos um potencial muito grande no turismo e nunca mostramos isso aqui e agora chegou a hora”, disse. Este ano, a prefeitura realizou o festival de praia, no Cortado, recebendo visitantes de diversas cidades.

“O que nós queremos aqui é que Sinop se desenvolva em passos largos, mas com direcionamento”, disse o secretário Klayton Gonçalves. O evento foi  o auditório de um hotel, contou com a participação de empresários do setor turístico, entidades como União das Entidades de Sinop e Câmara de Dirigentes Lojistas e vereadores.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura decreta estado de calamidade pública por crise hídrica em Mato Grosso

A prefeitura de Várzea Grande, decretou, esta manhã, estado...

Governador vistoria em Colíder obras do hospital e inaugura base da PM em Itaúba

O governador Mauro Mendes esteve, há pouco, no hospital...

Aeroporto de Sinop tem aumento de 15% no número de passageiros

O recente balanço da Agência Nacional de Aviação Civil...

Preço médio dos combustíveis volta a subir em Sinop

O levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural...
PUBLICIDADE