sexta-feira, 14/junho/2024
PUBLICIDADE

Sinop: 70% dos eleitores são contra aumento de vereadores

PUBLICIDADE

Pesquisa realizada junto aos eleitores sinopenses aponta que 70% deles são contra o aumento de 11 para 17 vereadores a partir de 2013. 24% dos entrevistados responderam que são a favor, enquanto outros 6% não souberam responder a questão. O levantamento, realizado pela Real Dados, entrevistou 406 eleitores de todos os bairros do município entre os dias 15 e 16 deste mês. A margem de erro estimado é de 4,94% para mais ou para menos.

A pesquisa ainda aponta que 76% dos eleitores entre 35 a 44 anos são contra o aumento. Os eleitores entre 45 a 59 anos 75% contrários; 60 anos ou mais, 66%; 25 a 34 anos, 68%; e 16 a 24 anos, 62%. A profissão dos eleitores se divide entre empregados (39%), dona de casa (19%), empresários (17%), funcionários públicos (8%), aposentados e estudantes (7%), entre outros.

O levantamento ainda contemplou a pergunta se o eleitor tinha conhecimento que a Câmara de Sinop poderia aumentar o número de vereadores de 11 para 17 vereadores. 70% dos entrevistados responderam que “sim” e outros 30% “não”.
Já para a questão se a população deveria ou não ser consultada, o resultado foi um “esmagador” 97% para o “sim, deveria ser consultada”. Apenas 2% responderam que “não deveria ser consultada, pois os vereadores representam a população”.

A população entrevistada foi de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que prevê 50,1% do eleitorado masculino e 49,9% feminino.

Conforme Só Notícias já informou, os vereadores aprovaram decreto para o aumento de seis cadeiras no Poder Legislativo municipal. No entanto, a medida deve ser revogada na sessão da câmara de hoje. A câmara não teria seguido os tramites legais para ampliar a composição de 11 para 17. Seis vereadores votaram a favor do aumento, Gilson de Oliveira (PSD) se absteve e Sérgio Palmasola (PSD), Fernando Assunção (PSDB) e Ademir Bortoli (DEM).

“Faltou sancionar a lei que altera a lei orgânica. Agora, vamos votar, em 2ª votação, a mudança lei orgânica estabelecendo novo número de vereadores. Depois, será votado o decreto fixando quantos vereadores teremos para 2013”, explicou o presidente Remídio Kuntz (PSD).

Além disso, várias entidades de classe como OAB, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACES), Associação dos Engenheiros ( AENOR), CUFA, pedem a realização de audiência pública para discutir, com representantes da sociedade, o aumento no número de vagas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega 281 km de asfalto ligando Médio Norte ao Nortão

O governador Mauro Mendes irá entregar, neste sábado (15),...

Processo de inscrições de conjunto habitacional em Lucas do Rio Verde vão até julho

Após período de agendamento inscrições do habitacional “Águas do...

Fundo para receber doações para criação de parques é sancionado em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes sancionou a criação do Fundo...

Prefeito de Sinop e parlamentares prestigiam posse de Rosana no Senado

O prefeito Roberto Dorner (PL), a secretária Sheila Pedroso,...
PUBLICIDADE