Balanço realizado pelo cartório da 22ª Zona Eleitoral de Sinop aponta pedidos de impugnações contra 54 das 210 candidaturas aos cargos de prefeito, vice e vereador registrados, no município, para o pleito de outubro. Este número representa pouco mais de 25% do total. A maior parte destes pedidos foi formulada pela “frentinha” da coligação “Mais mudanças para Sinop”, que apoia o projeto de reeleição do prefeito Juarez Costa (PMDB). Ela pede a impugnação da candidatura a prefeito de Dilceu Dal Bosco (DEM) e da vice Renata Leitão (PSDB), além de outros 51 candidatos a vereadores pela coligação.
O procedimento agora, conforme o cartório apontou, ao Só Notícias, é a notificação dos postulantes aos cargos para que apresentem defesa no prazo de uma semana. O juiz da 22ª Zona Eleitoral, Mirko Giannote, analisará e decidirá se os candidatos estão aptos ou não a concorrerem aos cargos. Eles também podem “brigar” pelos postos pleiteados sub judice, mas não é possível prever quanto tempo essas análises devem durar, já que cada caso é específico.
Conforme Só Notícias já informou, em Sorriso, a Justiça Eleitoral também começa a analisar 33 ações de impugnações contra os registros de candidaturas aos cargos de prefeito, vice e vereador no município. Todas as ações estão nas mãos da juíza eleitoral Débora Pain Caldas. Caso sejam impugnados, os candidatos podem recorrer e acabar disputando a eleição sub judice.