quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Sindicato e associações se mobilizam contra indicação de Fabris ao TCE

PUBLICIDADE

Os sindicatos e associações ligadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiram se mobilizar contra a possível posse do ex-deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) no órgão. Inconformados com a indicação do suplente de deputado para cargo de conselheiro, o sindicato, junto com associações que representam mais de 700 funcionários da instituição não aceitam o fato de pesar contra Fabris acusações graves que o colocaram como um dos investigados na Operação Ararath e em processo por desvio de R$ 500 milhões na Operação 'Cartas Marcadas'.

Os dirigentes das classes ligadas aos funcionários do TCE planejaram um 'abraço' contra a indicação de Fabris. Dirigentes da Associação dos Técnicos do Controle Público e Externo do TCE-MT (Astecompe), Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE (Audipe), Sindicato dos Trabalhadores do TCE-MT (Sinttcontas) e Associação dos Aposentados do TCE-MT (AAPTCE) farão uma assembleia com os servidores do órgão, na segunda-feira (24), no auditório Liu Arruda, para discutir a realização de um grande protesto 'pela ficha limpa no TCE em defesa da sociedade'.

A categoria emitiu uma nota à imprensa esclarecendo o posicionamento e conclamando deputados, governador e o presidente do TCE, a observar e respeitar todas as exigências constitucionais para a escolha do novo conselheiro, considerando ser indispensável um processo público e transparente, comprovação documental que demonstra notório conhecimento do candidato em matéria jurídica, contábil e financeira ou de administração e ainda a exigência de que não exista qualquer fato que comprometa a idoneidade moral.

Para deflagrar o movimento que deve atrair centenas de servidores às ruas do Centro Político e Administrativo, as associações e sindicatos, unidos pela causa, contam com o respaldo da Federação Nacional dos Tribunais de Contas (Fenacontas), Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas (ANTC), Associação Nacional dos Auditores, Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Associação Nacional dos Procuradores do Ministério Público de Contas (Ampcom), além de vários sindicatos de servidores dos TCEs da Federação.

Ao comentar a importância do movimento em sua tentativa de impedir a nomeação de Gilmar Fabris, os presidentes da Astecompe e Audipe, Domingos Silva Lima e Vander da Silveira Melo, afirmaram que 'hoje essa causa se tornou mais importante para os representantes da classe do que a bandeira maior que é a luta pelo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS)'.

Segundo os dirigentes, toda a categoria está preocupada. "Não podemos nos calar. Preparamos uma nota para distribuir à imprensa dando ciência à sociedade. Não estamos na defesa de nenhum nome para o cargo de conselheiro, apenas queremos o cumprimento dos requisitos constitucionais dentre eles, idoneidade moral  e reputação ilibada que em outras palavras significa ficha limpa".

"Estamos unidos por uma manifesto muito importante e vestiremos essa camisa. Vamos levantar a bandeira da ficha limpa no TCE", observaram Domingos Lima e Vander da Silveira, ressaltando que "hoje a sociedade percebe o prestígio e o respeito que o TCE conquistou ao longo destes anos. Não há no órgão ninguém favorável a essa indicação". Eles ainda justificam que "não se trata de uma questão pessoal, mas uma luta para que os requisitos constitucionais sejam preenchidos com moralidade. Assim, considerando que o nome indicado está sob suspeita com várias acusações, com que moral ele vai julgar as contas do Estado?"

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE