O defensor público Silvio Santana obteve 98 votos na eleição para Defensor Público-Geral do Estado. Completam a listra tríplice Maria Luziane Ribeiro (que recebeu 85 votos) e Nelson Gonçalves de Souza Junior (com 23 votos). Dos 187 defensores públicos aptos a votar, 167 compareceram. A eleição foi realizada ontem e é para o biênio 2017/2019.
A apuração foi realizada imediatamente após o término da votação, que é direta, secreta, plurinominal e obrigatória para todos os membros da instituição. A nomeação do Defensor-Geral, por sua vez, é prerrogativa do governador Pedro Taques, que tem até o dia 30 de novembro para oficializar a decisão. Geralmente o mais votado é o escolhido.
Além disso também foram escolhidos os conselheiros da Defensoria Pública. Os seis eleitos para o Conselho Superior da instituição foram José Carlos Evangelista, com 129 votos; Paulo Roberto da Silva Marquezini, com 105; Diogo Madrid Horita, com 101; David Brandão Martins, com 89; Érico Ricardo da Silveira, com 86 e Liseane Peres de Oliveira Toledo com 85 votos. João Augusto de Sanctis Garcia obteve 78 votos e ficou na suplência. Cada defensor público tem direito a votar em até seis nomes.
Atualmente, o cargo de Defensor Público-Geral é ocupado por Djalma Sabo Mendes Júnior.