O Partido da República (PR) fez, na noite ontem, na Câmara Municipal de Rondonópolis, um encontro municipal onde discutiu as tendências da legenda para 2010 e também a situação da sigla em Rondonópolis. A surpresa foi a presença do vice-governador Silval Barbosa (PMDB), que esteve presente no encontro e discursou como candidato ao governo do Estado. Barbosa fez questão de destacar, durante o encontro, que precisa do apoio do PR, apesar de estar no PMDB, partido que pelo menos em Rondonópolis é oposição. O vice-governador posou como anti-Wilson, dizendo que gostaria de disputar as eleições do ano que vem contra o atual prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB). “Mas, para isso, preciso do apoio do PR e espero ter esse apoio”. O encontro contou ainda com a presença do ex-prefeito Adilton Sachetti, do deputado federal Welington Fagundes, do deputado estadual Jota Barreto, do também deputado estadual Sebastião Machado Rezende, dos vereadores Milton Mutum, Hélio Pichioni e Ananias Filho.
Apesar do discurso, com pedido a apoio, uma filiada ao PR pegou o microfone e provocou Silval. “Quero pedir que o vice-governador ouça o que eu vou dizer. Esse prefeito do partido do senhor não está nada bem”, alfinetou.
No encontro, o deputado estadual Jota Barreto destacou que como o PR não deve ter candidato ao governo, deve trabalhar com seriedade nas proporcionais. “Temos que construir uma bancada forte e acho importante termos o PMDB também como aliado nas proporcionais”, disse. Barreto defendeu o nome do ex-prefeito Adilton Sachetti como candidato a deputado federal. “Ele está cotado para a Agência da Copa, mas ainda acho que ele [Adilton] deve ser candidato a federal para ter 50, 60 mil votos aqui em Rondonópolis”.
O vice-governador visitou, antes do encontro do PR, o prefeito Zé Carlos do Pátio. Eles discutiram a questão da cobrança da prestação de contas de pelo menos 21 convênios feitos com administrações anteriores junto à Secretaria de Infraestrutura. Silval prometeu trabalhar para resolver o problema. Pátio reforçou a pauta em defesa de melhorias na rede de saúde pública da cidade, discutida amplamente na primeira reunião com Silval Barbosa, junto com o secretário de Saúde Agostinho Moro, deputados estaduais e federais. Ele citou o caso da Clínica de Nefrologia. Silval ainda participou de uma reunião com representantes da Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso