Três questões ligadas à infraestrutura de Mato Grosso foram apresentadas pelo governador Silval Barbosa ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho, esta manhã, em Brasília (DF). O governador, que está na capital federal, saiu confiante no avanço das pautas debatidas.
A primeira demanda apresentada ao ministro foi a liberação de recursos emergenciais ainda pendentes para o Estado, na ordem de R$ 30 milhões. São recursos necessários para reparar estragos provocados pelas chuvas. “O ministro disse que irá colocar a equipe técnica para trabalhar e eu acredito que iremos avançar em todos os projetos”, disse Silval Barbosa.
Silval também discutiu com o ministro Fernando Bezerra a possibilidade de inserir projetos de infraestrutura no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). “Para que assim nós possamos buscar parcerias com os produtores rurais, para a construção de estradas”. O governador pediu que, ao final do ano, o Ministério possa utilizar os recursos não aplicados para obras de infraestrutura. A liberação de projetos de irrigação para Mato Grosso foi a terceira pauta discutida pelo governador.
A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) também foi abordada pelo chefe do Executivo estadual. “A criação da Sudeco foi uma grande conquista, mas infelizmente ela ainda não tem os recursos necessários. A nossa bancada federal também briga por recursos para a Superintendência, para que assim, nosso pedido chegue até a presidente Dilma”.