Com 36% dos votos de entrevistados pelo Instituto Gazeta Dados em Sorriso, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), ganharia a eleição no maior município produtor de soja do país. Na modalidade estimulada, quando é apresentado ao eleitor uma lista de candidatos que estão em disputa. O socialista Mauro Mendes surge com 22%. Colado a ele está o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), com 20%, um empate técnico. O candidato do PSOL, Marcos Magno, tem 1% de votos dos eleitores pesquisados. E desta vez os indecisos foram minoria: só 14% não souberam responder ou não sabem em quem votar. Votos em branco ou nulos representam só 7%.
Nos bairros pesquisados pelo Gazeta Dados, na modalidade espontânea (nomes citados pelo entrevistado, sem apresentação dos candidatos), Silval tem 22%, Mauro Mendes 11%. O tucano Wilson Santos tem 10%. Marcos Magno, que na anterior foi citado, nesta não aparece com votos.
A pesquisa, realizada entre os dias 28 a 30 de agosto, entrevistou 300 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A metodologia utilizada é Survey. Foi registrada no TRE/MT sob número 32483/2010;
Segundo turno
Num possível segundo turno entre Wilson Santos e Mauro Mendes, o tucano perderia com 25%. O socialista obteria 31% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 13%. Os indecisos chegam 31%. Num confronto entre Silval Barbosa e Wilson Santos, o governador ganharia as eleições com 43% dos votos. O tucano ficaria com 23%. Neste quadro, o índice de indecisos baixa para 27%. Brancos e nulos são 7%. Ainda no segundo turno, Silval Barbosa ganharia de Mauro Mendes. O peemedebista teria 35% dos votos e o socialista obteria 28%. Votos brancos e nulos representam 3%, enquanto indecisos chegam a 37%.
Rejeição
Eleitores de Sorriso avaliam que o candidato do PSOL ao governo, Marcos Magno, é que tem mais rejeição, com 21%. Em seguida aparece Wilson com 10%; o governador com 8% e o socialista Mauro Mendes com 7%. Eleitores em dúvida representam 36%. Ao menos 18% não quiseram votar.
Presidência
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, é a preferida do eleitorado para à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silval. Ela obteve 54% da preferência dos entrevistados. O tucano José Serra ficaria em 2º lugar com 22% e, em seguida, Marina Silva com 5%. Eleitores consultados que estão em dúvida representam 18% e restante (1%), que representam brancos e nulos.
Leia ainda
Silval lidera em Lucas do Rio Verde e Mauro é 2º, diz Gazeta