sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Silval obtém garantira que fábrica de cimento será construída na baixada

PUBLICIDADE

O potencial econômico e as projeções de crescimento de Mato Grosso para os próximos anos, além dos incentivos fiscais concedidos pelo governo estadual, foram critérios essenciais que levaram o Grupo Votorantim a escolher Mato Grosso para instalar mais uma fábrica, conforme o diretor de Planejamento da Votorantim, Luiz Alberto de Castro Santos, após assinar hoje, o protocolo de intenções com o Governo do Estado de Mato Grosso para a instalação. Santos disse ainda que a nova planta, fábrica de cimento, será construída na região do Distrito da Guia, Rosário Oeste ou Acorizal, dependendo da definição de uma análise das opções de jazida, solo e estrutura de cada município. “Confiamos no Estado. No crescimento do Estado, por isso escolhemos Mato Grosso para a nova planta”, argumentou o diretor da Votorantim que fará um investimento de R$ 350 milhões no projeto.

O Governo do Estado concedeu à empresa incentivos que reduzem 50% do Imposto obre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), num período de dez anos. “Vamos continuar com a política de incentivos, porque o processo de desenvolvimento industrial do Estado de Mato Grosso passa pelos incentivos fiscais”, declarou o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que lembrou ainda de outros investimentos do tipo no interior do Estado como a Hering e a Vicunha Têxtil.

Silval Barbosa argumentou ainda que Mato Grosso, como outros Estados no centro do país, ainda enfrenta problemas de logística e a longa distância dos portos para escoação, portanto a política de incentivos do Estado é uma alternativa à atração dos novos investimentos. Cerca de mil empregos, serão gerados na nova fábrica da Votorantim, no mínimo 400 diretos, segundo Santos. O funcionamento total está previsto para o final do ano de 2012.

O Grupo estima uma produção média de 23 mil toneladas ao ano na nova planta, para atender inicialmente o mercado regional com intenções de abrir para outros Estados também. Mato Grosso já conta com uma fábrica de cimento da Votorantim no município de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá) que abastece ainda os Estados do Acre e Rondônia.

A eficiência na distribuição de energia foi citado pelo diretor da Votorantim como um dos principais benefícios dentro da estrutura exigidos pela empresa para a definição do local. O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, comentou que a indústria vai consumir 20 megawatts de energia, “que seria quase dez vezes mais que o consumo de toda cidade de Acorizal”, completou Nadaf.

Participaram também da audiência os secretários de Estado de Comunicação Social Osmar de Carvalho e Onofre Ribeiro (adjunto), e a gerente da Área Tributária da Votorantim, Juliana Kuhl.


COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE