domingo, 15/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Silval manda enxugar gastos do governo e arrecadar mais

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) determinou, ontem à tarde, total enxugamento dos gastos do Estado, com alerta que atingirá as secretarias, autarquias e poderes constituídos. A primeira reunião do ano, no Palácio Paiaguás, foi ontem à tarde, e ele recebeu apanhado de informações sobre o andamento fiscal e financeiro, tanto em relação ao fechamento do exercício de 2011 quanto às perspectivas nada otimistas para este ano.

A base do relatório leva em consideração fatores como a crise na economia internacional, com esperados reflexos sobre o desenvolvimento do orçamento da União e com imediata projeção sobre as unidades federativas, como Mato Grosso. Silval preferiu manter cautela sobre os cortes que serão feitos na estrutura da máquina pública, e demonstrou reserva sobre o volume da economia esperado. Mas avisou que “ele próprio” irá monitorar a execução da proposta sobre os meses de janeiro, fevereiro e março. Não foram mencionados números dos cortes de gastos.
 
Ele demonstrou preocupação com os dados expostos e que a questão de fluxo de caixa precisa ser monitorada de forma eficaz e dentro de um quadro de ajuste. “Não mediremos esforços para fazer e executar tudo o que foi planejado para Mato Grosso, mas tudo deve seguir uma linha de segurança sobre o andamento financeiro”, disse.

Alertou ainda sobre a situação delicada da arrecadação do ICMS, que é a maior fonte de receita própria do Estado. O crescimento em 2011, com média de 9%, ficou abaixo dos parâmetros de outras unidades federativas, o que leva Silval a anunciar novas investidas. Determinou aos representantes da Sefaz política austera para incremento do imposto, e serão deflagradas vias para minar a seara da evasão fiscal. Por enquanto, preferiu não divulgar o teor da estratégia, mas foi muito claro ao acrescentar que trabalho pontual será realizado nesse sentido.

Convênios com prefeituras poderão ser reavaliados. O governador reiterou que o Executivo vai continuar apoiando os municípios, mas dentro das possibilidades. Objetivo de Silval é garantir viabilização do mapa de investimentos para obras da copa.

(Atualizada às 09:59h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE