PUBLICIDADE

Silval e ministro acertam ações para evitar entrada de armas em MT

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa se reuniu hoje, em Brasília, com o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto e com o secretário Nacional de Segurança Pública Ricardo Balestreri, e solicitou reforço do contingente da força nacional para que, em conjunto com o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) do Estado, sejam intensificadas as operações visando combater o crime organizado, a entrada de armas e drogas em Mato Grosso pelas regiões de fronteira .

Silval Barbosa explicou ao ministro que em Mato Grosso são aproximadamente 750 quilômetros de fronteira seca, um grande ponto de entrada de drogas e passagem de armas para o Estado. Outra preocupação quanto a essa questão, segundo o governador, é levar segurança à população dessa região de fronteira.

O Gefron trabalha em uma faixa que vai de Cáceres a Comodoro, em uma extensão de 983 quilômetros de fronteira, sendo 233 de região alagada. São ao todo cinco pontos de fiscalização fixos instalados nos municípios de Cáceres e Porto Esperidião, Vila Cardoso, Matão, Avião Caído e Barreira do Limão. Além disso, os policiais também trabalham em mais 10 pontos ao longo da fronteira em esforço conjunto com técnicos do Indea e Ministério da Agricultura na operação ‘Contendo a Aftosa”.

Como uma unidade integrada da Sejusp, o grupo reúne policiais civis e militares na execução de atividades na fronteira Oeste do Brasil
A faixa de fronteira é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos.

O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte, 9.523 quilômetros (56,42% do total), de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros (43,58%).

Outra solicitação de Silval Barbosa ao ministro da Justiça foi quanto a agilidade ao pleito já existente para a construção de cadeias públicas nos municípios de Barra do Garças e Lucas do Rio Verde pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça, em parceria com o Governo do Estado. O projeto já foi aprovado pela Pasta Federal e aguarda liberação.

O governador falou ainda a Luiz Paulo Barreto da importância da construção de cadeias públicas em outros municípios de Mato Grosso.

Em relação às pautas apresentadas por Silval Barbosa, o ministro reconheceu a necessidade de atendimento às questões e se comprometeu em providenciar a agilidade em ambos os processos, já que o compromisso do Governo do Estado é melhorar a situação referente à segura

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE