Reportagem da revista Veja, que circula esta semana, aponta que o governador Silval Barbosa (PMDB) deve mesmo deixar o governo do Estado para sair candidato ao Senado Federal. Com isso, o vice-governador Chico Daltro (PSD) assumiria o comando da máquina estadual até o final deste ano e com a possibilidade de tentar se reeleger.
Silval engloba uma lista de oito atuais governadores que devem deixar a função para concorrer ao pleito. Segundo a revista, estas movimentações de governadores podem trazer impactos na montagem de alianças e atingir diretamente o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Porém, com Daltro e o PSD no governo estadual, a aliança e a base de apoio a petista estaria, garantidas.
Destes oito que devem sair candidatos, sete vão tentar o Senado Federal e um, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pretende disputar a Presidência da República. “Mato Grosso será mais um Estado onde a dança das cadeiras não vai atingir a aliança de Dilma Rousseff (PT). Às vésperas de herdar o posto de Silval Barbosa (PMDB), o vice-governador Francisco Daltro (PSD) promete manter o apoio à candidata petista”, aponta trecho da reportagem.