sábado, 18/maio/2024
PUBLICIDADE

Silval confirma construção unidades prisionais em Peixoto e Cuiabá

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa confirmou que os procedimentos para construção de três novos centros de detenção – localizados em Peixoto de Azevedo, Várzea Grande e Cuiabá – estão em andamento. No entanto, não foi estimado datas para o início e entrega das obras. O anuncio foi feito por meio do programa de rádio “Bom Dia Governador”, nesta semana.

Para Cuiabá, a unidade prisional terá capacidade para atender 3 mil pessoas. De acordo com assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), nesta, o procedimento é feito por meio de Parceria Público-privada (PPP). O chamamento público já foi feito e a empresa qualificada deverá desenvolver o projeto que servirá como base para o processo licitatório.

Após inaugurada, a unidade na capital deve funcionar na modalidade presídio produtivo. “Para dar oportunidade para estes presos para que eles possam se qualificar, preparar, ter uma profissão, para que quando ganharem a liberdade ter possibilidade de serem reinseridos”, afirmou o gestor estadual. No início do ano, o governo destacou que com a parceria, a construção e administração do presídio fica por conta do setor privado. “Não queremos conviver com os índices que temos hoje, que mais de 70% das pessoas que ganham a liberdade são reincidentes”, reforçou.

Em Várzea Grande e em Peixoto de Azevedo não foi confirmado em que estágio estão os procedimentos. No início do ano, o governo apontou que Mato Grosso tinha 5,6 mil vagas. Com as unidades prisionais de Pontes e Lacerda e Juína (ambas em construção) atingiriam aproximadamente 6 mil vagas. Porém, para atender a demanda, o secretário de Justiça, Paulo Lessa, afirmou ser necessário chegar até 12 mil vagas (ou seja, a criação de mais 6 mil).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE