PUBLICIDADE

Silval Barbosa vai estreitar laços comerciais com os chineses

PUBLICIDADE

Governador Silval Barbosa (PMDB) lidera comitiva do Estado em viagem à China, no período pré-definido na segunda-feira (11) de 21 a 28 deste mês. Vice-governador Chico Daltro (PSD) assumirá o comando de Mato Grosso pela 4ª vez desde que Silval foi reeleito, nas eleições de 2010. Acompanhado de secretários como o de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, o governador estreita relacionamento comercial com a China, responsável pelo consumo de 33% das exportações do Estado. Está prevista agenda entre Silval e o governo chinês.

Mato Grosso forma acordo com grupo chinês para viabilização de trecho de ferrovia entre Cuiabá e Santarém (PA). A obra com valor estimado inicialmente em R$ 10 bilhões, figura como continuação da Ferronorte. Ex-secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, colaborou para os procedimentos que poderão pontuar ao Estado avanços no setor. Os investimentos, coordenados diretamente por Silval Barbosa, devem alavancar o desenvolvimento da economia, com esperada redução no custo de transportes, sendo importante via para escoamento da produção.

Expectativa do governador é de que o grupo chinês possa confirmar contratação de financiamento junto a instituição bancária do país, o que abre precedentes para implementação de projetos ainda neste ano. A comitiva do Estado aproveita o período para outras ações que tem objetivo de ampliar o leque de parceria comercial.

A China só perde em termos de PIB (Produto Interno Bruto), as riquezas produzidas por um país, para os Estados Unidos da América. Mas por outro lado, fica atrás do Brasil quando o assunto é IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

As amarrações junto ao governo chinês podem render para Mato Grosso troca em outro panorama, como o da produção de alimentos. O Estado, referência na exportação de produtos como a soja e algodão, tem a oferecer para a China várias frentes para parcerias. O Executivo do Estado tem acelerado os trabalhos nesse sentido. Daltro, responsável pelas políticas internacionais do governo, atua nessa seara, já tendo instituído por meio de ações na área do turismo, maior presença de representantes do país em Mato Grosso.

Ao assumir o governo, o vice-governador se dedica a política de continuidade da gestão. Estará no comando de plano minucioso, estabelecido por Silval, que prevê avanços com economia de gastos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE