O governador Silval Barbosa assinou, há pouco, o decreto de regularização fundiária das glebas Maiká, Jarinã e Divisa. O evento de assinatura é realizado no município de Marcelândia, no Nortão, e conta com a presença de moradores, empresários, proprietários rurais e autoridades. A assinatura do decreto coloca fim a 25 anos de luta pela regularização da área. O evento desta quarta-feira foi possível graças à assinatura do Decreto 7.452, de 15 de março, assinado pela presidenta Dilma Rousseff, regulamentando a Lei 12.310, de 19 de agosto de 2010, que doa as áreas de domínio da União nas Glebas Maiká e Cristalino/Divisa.
A resolução do entrave é resultado da articulação política do Governo do Estado junto ao Executivo federal. O ponto culminante do processo foi a audiência que Silval Barbosa teve com a presidenta Dilma Roussef no último dia 15 de março, no Palácio do Planalto.
O governador explicou à presidenta a situação e a necessidade da titularização das terras dessas glebas. Entendendo a importância e a urgência da situação, a presidenta assinou no mesmo dia o decreto regulamentando a Lei.
Acompanharam o governador, o secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat, o presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, o deputado estadual Nilson Santos, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Ivo Zecchin, e a primeira-dama de Mato Grosso e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa.