O setor de habitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) continua sem atendimento ao público até quarta-feira à tarde. Os Detrans de todo o país estão alterarando as questões da Base do Índice Nacional de Condutores (BINCO), cujo controle é do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
A medida visa dar mais agilidade e eficiência nas trocas de informações sobre condutores de todo o país. Com a alteração a Base passará a contar com informações mais precisas e completas sobre todos os condutores.
Atualmente a Base conta apenas com a informação do cadastro atual do condutor. “Se ele mudou de categoria, por exemplo, na Base fica apenas registrada a categoria em que ele está e não os processos anteriores. Agora haverá todo um histórico do motorista”, diz o diretor de Habilitação do Detran, André Paiva.
De acordo com o diretor, com a nova metodologia vai ser possível checar exames médicos, pontos na CNH, mudança de categoria, mudança de nome (no caso de casamento) etc.
Inicialmente a previsão era que o atendimento ao público, no setor de habilitação, voltasse ao normal hoje (02). No entanto, não foi possível completar os ajustes necessários no sistema nacional.