quarta-feira, 16/julho/2025
PUBLICIDADE

Setor da base florestal em MT quer criação de secretaria, diz deputado

PUBLICIDADE

“Os representantes do setor têm trabalhado há algum tempo para sensibilizar o governo na criação da Secretaria Estadual de Base Florestal. Essa pasta seria um instrumento para fomentar os negócios florestais no estado”. A cobrança é do deputado estadual Percival Muniz (PPS), que apresentou requerimento solicitando audiência pública para discutir o setor. Há na Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo a criação da Secretaria Adjunta de Base Florestal na estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema. Mas, segundo ele, a cadeia produtiva a considera tímida ainda.

Para o parlamentar, o setor sente a ausência de incentivos fiscais e econômicos por parte do Governo do Estado. A outra dificuldade, segundo Muniz, é a falta de pesquisa e a grande burocracia. “Elas travam o desenvolvimento do setor e dificultam novos investimentos”.

A Sema, de acordo com a proposta do segmento, continuará com suas atribuições e a Secretaria de Base Florestal ficará com a responsabilidade de fomentar pesquisas, elaborar políticas com cunho sustentável, atendendo toda a cadeia produtiva, ganhando competitividade no mercado nacional e internacional.

Entre os órgãos que procuraram o deputado Percival Muniz para debater o tema estão: a Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais – AMEF; o Centro das Indústrias Produtoras e Exportação de Madeiras – CIPEM; a Associação dos Reflorestamentos de Mato Grosso – AREFLORESTA; o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso – CREA/MT; a Federação das Indústrias de Mato Grosso – FIEMT e da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

O local e a data da audiência ainda não foram definidos, pois se aguarda o posicionamento da mesa diretora.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mutirão da cidadania e entrega de doações será amanhã em Vera

A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, estará em...

Empresário assume secretaria de Meio Ambiente em Sinop

O empresário Klayton Gonçalves foi anunciado, esta manhã, pelo...

Definida licitação para construção de 50 casas a famílias carentes em Peixoto

O poder executivo em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros...
PUBLICIDADE