PUBLICIDADE

Serys tenta conter disputa ‘antecipada’ por candidatura do PT a prefeito de Sinop

PUBLICIDADE

A senadora Serys Marli, presidente do diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT), abriu neste sábado o encontro do partido em Sinop, buscando conter disputas nas candidaturas internas para as eleições municipais no ano que vem. Ela descartou discussões sobre pré-candidaturas no evento, mas defendeu que o partido busque lançar candidato próprio a prefeito. O diretório municipal chegou a informar, para a imprensa, que seria feito o lançamento da pré-candidatura do professor Aumeri Bampi a prefeito. “Terá outro momento para isso. Nós não discutimos nem as regras do jogo, da política para depois do congresso nacional e da reforma política”, enfatizou.

A senadora petista quer conter eventuais disputas internas pela vaga de candidato a prefeito. A filiação do ex-vereador Ivanildo do Camping Clube, não aceita pelo diretório municipal, também não deve ter ser tratada no encontro. Serys disse que o recurso, encaminhado ao diretório regional, ainda será avaliado e passará pela direção. “Não existiu expulsão porque até a filiação dele ainda não está regularizada, então não pode ser expulso. O diretório estadual está discutindo essa questão e vai tomar uma decisão definitiva, se vai acatar ou não”, enfatizou. Também disse que o aval do deputado estadual Ademir Brunetto, de Alta Floresta, para o ingresso de Ivanildo na sigla, não deve interferir nas decisões. “Qualquer um no partido pode abonar a filiação. Agora não quer dizer porque deputado ou senadora aprovem uma ficha que o diretório municipal pode aceitar”, acrescentou. O diretório de Sinop considera que o ex-vereador Ivanildo não tem os ideais do partido.

Na entrevista coletiva desta manhã, Serys elogiou o pré-candidato petista Aumeri Bampi (professor doutor e ex-coordenador da Unemat), um dos fundadores do partido em Sinop. “É um grande companheiro e esperamos que a direção municipal venha a decidir a candidatura própria nas próximas eleições. Acredito que ele pode ser um grande quadro e ser esse candidato”, acrescentou a senadora.

Durante o encontro, serão discutidos os temas ‘o Brasil que queremos’, ‘o socialismo petista’ e ‘PT – concepção e funcionamento’ e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que nortearão o 3º congresso nacional do partido, em agosto. “Depois do congresso vamos delinear uma série de questões, inclusive em relação a reforma política, porque o PT tem postura clara com relação a fidelidade partidária, financiamento de campanha, mas ainda não temos uma postura clara sobre questão de listas, por exemplo, isso são questões para serem discutidas”, completou.

Também serão eleitos os delegados dos municípios que participarão da etapa estadual. O encontro acontece no auditório da UFMT, até às 15 horas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE