sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Serys registra chapa para disputar presidência do PT de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A senadora Serys Marly registrou, agora pela manhã, sua candidatura ao Diretório Regional do PT, na sede do partido. A chapa “Identidade Petista/Candidatura Própria” reúne cinco tendências do PT. A deputada estadual Vera Araújo é a candidata a vice-presidente na chapa. As eleições para os diretórios nacional estadual e municipal do partido estão previstas para o dia 18 de setembro.
Participam da chapa a corrente da senadora, que se identifica como “independente”; o coletivo da deputada Vera; a tendência “Utopia e Vida”, ligada ao secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana; a Articulação de Esquerda e a Democracia Socialista.

De acordo com a senadora Serys, a chapa tem como uma de suas principais bandeiras o resgate da democracia interna do PT e a defesa de um projeto de desenvolvimento para Mato Grosso, o que significa o lançamento de uma candidatura própria ao governo do estado. Quanto à democracia interna do partido, Serys disse que a intenção é dirigir o partido com a participação de todas as correntes. “Um dos maiores equívocos do Campo Majoritário, que atualmente dirige o partido, é a falta de democracia interna, mas nós não vamos alijar ninguém e ouvir todas as forças”, destacou.
Sobre a defesa de candidatura própria, a senadora adiantou que ainda é cedo para se falar em nomes para a disputa, mas que é necessário outro modelo de desenvolvimento para Mato Grosso. “A soja e o agronegócio são importantes, porém não podemos governar pensando em beneficiar um único setor”, observou. “Temos que pensar num modelo includente e não excludente”, defendeu.
Ela também falou sobre as acusações de corrupção do governo Lula. Para ela, trata-se de uma ofensiva das “forças retrógradas que sempre governaram o país”, que estariam temerosas com a possibilidade concreta de reeleição do presidente.

“A corrupção que está aí estampada não é a do governo Lula, mas sim a que os outros governantes sempre empurraram para debaixo do tapete e que está sendo investigada por determinação de Lula”, afirmou. De acordo com a senadora, em pouco mais de dois anos de governo Lula, cerca de mil e 300 pessoas já foram para a cadeia em função da determinação de se combater a corrupção, quadro que ela disse ter sido muito diferente nos governos anteriores. Serys defendeu a apuração de todas as denúncias até as últimas conseqüências, não importando a que partido pertença o acusado.
A senadora falou ainda sobre temas como reforma política, defendendo o financiamento público de campanha, a fidelidade partidiária e a obrigatoriedade da manutenção de coligações vencedoras após a eleição, num prazo de dois a três anos.

A chapa inscrita para disputar o Diretório regional pode ter até 78 nomes, sendo 60 para a Diretoria Executiva, oito para o Conselho de Ética e oito para o Conselho Fiscal. Dentro de 30 dias será encerrado o prazo para a inscrição de chapas aos Diretórios Municipais. Em maio foi encerrado o prazo de inscrição de chapas ao Diretório Nacional. Contra o atual presidente, José Genoino, disputam seis candidatos. Destes, três irão receber o apoio das correntes que integram a chapa “Identidade Petista/Candidatura Própria”: Maria do Rosário Nunes, Raul Pont e Valter Pomar. Serys e a deputada Vera apóiam a candidatura da deputada federal Maria do Rosário.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhões

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...

Matupá investirá R$ 2 milhões em equipamentos a unidades públicas

A prefeitura vai licitar, dia 13 do próximo mês,...

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...
PUBLICIDADE