PUBLICIDADE

Serys consegue derrubar incentivo para o consumo de cachaça

PUBLICIDADE

A Comissão de Assuntos Econômicos apreciou hoje projeto de lei que pretendia reduzir o IPI da cachaça, ou seja, tornado a cachaça ainda mais barata. A justificativa para a proposição é que a isenção fiscal tornaria a cachaça mais competitiva no mercado internacional.

A Senadora Serys pediu vista do processo na reunião realizada na última semana e se manifestou contrária ao projeto, apresentando um voto em separado pela rejeição da matéria. Ao ler seu voto a Senadora destacou que o projeto está na contramão das medidas indicadas pelos organismos internacionais de saúde, como a OMS, que defendem a taxação de bebidas alcoólicas como forma de combater o consumo excessivo e financiar os gastos públicos com saúde, segurança, previdência e assistência social, aumentados em razão dos problemas médicos e sociais que decorrem do consumo de bebidas alcoólicas em nossa sociedade.

“As mulheres, notadamente, costumam ser as principais vítimas da violência associada ao consumo de álcool” segundo a Senadora. “Aprovar esta matéria seria um contrasenso, uma vez que estamos aprovando matérias que combatam a violência e a criminalidade, além de estarmos discutindo maneiras de controlar a propaganda de bebidas alcoólicas para reduzir o consumo, desta forma não podemos reduzir os encargos sobre a cachaça” concluiu.

Com apoio de 14 senadores o voto da senadora foi declarado vencedor e passou a constituir o parecer da comissão, rejeitando a matéria, somente 4 senadores manifestaram-se favoráveis. Assim a matéria será declarada rejeitada caso não seja apresentado recurso para votação em plenário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE