quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Senadores de MT apoiam controladorias gerais nos estados e municípios

PUBLICIDADE

Os senadores Blairo Maggi (PR), Jayme Campos (DEM) e Pedro Taques (PDT) manifestaram-se favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2009, que altera a organização das atividades do sistema de controle interno das administrações públicas. O apoio foi manifestado em resposta a um ofício encaminhado pela Auditoria Geral do Estado (AGE-MT), com pedido de colaboração dos parlamentares à aprovação da proposta, iniciativa que foi deliberada em reunião do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Em abril deste ano, a PEC recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Agora, aguarda a inserção na ordem do dia para apreciação do Plenário da Casa. De autoria do senador capixaba Renato Casagrande, a proposta acrescenta novo dispositivo (inciso XXIII) ao artigo 37 (Administração Pública) da Constituição Federal ao prever que as atividades de controle interno da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios passem a contemplar as macrofunções de Ouvidoria, Auditoria, Controladoria e Corregedoria, sob a tutela de um único órgão. Em outras palavras, estados, Distrito Federal e municípios teriam de criar, em suas estruturas, órgãos semelhantes à Controladoria Geral da União (CGU).

Além disso, o novo modelo prevê que as atividades de controle interno sejam desempenhadas por órgãos permanentes e por servidores concursados organizados em carreiras específicas, para assegurar a independência das atribuições de cada função integrante do sistema.

O secretário-auditor Geral do Estado de Mato Grosso, José Alves Pereira Filho, observa que o novo modelo fortalecerá o sistema de controle interno das administrações públicas. A partir da integração das funções de Ouvidoria, Controle, Auditoria e Corregedoria serão ampliadas as ações preventivas, orientativas e o gerenciamento de riscos. "Trata-se de uma vitória ao cidadão, pois ampliará o controle social, oportunizará mais transparência no uso dos recursos públicos e nas demais atividades governamentais e garantirá melhoria constante na prestação de serviços públicos", afirma.

José Alves lembra ainda que, em Mato Grosso, a transformação da AGE em Controladoria consta no Plano de Governo de Silval Barbosa, que já garantiu a sua implantação. "Faltam apenas os ajustes finais no projeto de lei que será encaminhado em breve ao Poder Legislativo", ressalta o secretário-auditor.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE