PUBLICIDADE

Senador quer que fundo partidário seja destinado para formação política de jovens

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: arquivo/assessoria)

O senador Jayme Campos (DEM) apresentou ontem o projeto de lei 4.711/2019 que prevê a destinação de 2% dos recursos do Fundo Partidário para programas de promoção da participação e formação política dos jovens. O projeto foi lido em plenário e já está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa aguardando o recebimento de emendas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que o Brasil possui aproximadamente 40 milhões de eleitores com idade entre 16 e 35 anos, mas, segundo o senador, o engajamento dessa faixa etária na disputa por cargos eletivos ainda é modesto. Nas eleições de 2018, por exemplo, apenas 5,4% dos candidatos em todo o país tinham até 29 anos de idade.

“Os partidos precisam ser atrativos e, ao mesmo tempo, abertos a novos integrantes. Devem funcionar como verdadeiras incubadoras de formação de lideranças públicas. Um partido moderno precisa ter capacidade de entusiasmar os jovens, principalmente com o uso de redes sociais e com a promoção de cursos, oficinas e competições”, justificou.

A proposta também prevê a possibilidade de doações de pessoas físicas diretamente a esses programas, passando pelo crivo da Executiva Nacional dos partidos.

“A política requer lideranças preparadas, qualificadas, com visão de futuro e espírito público elevado. Os recursos servirão para financiar projetos com a missão de aperfeiçoar a formação política dos jovens, aumentando a capacitação dos futuros quadros que exercerão papel de relevo nos canais institucionalizados de representação da política brasileira”, acrescentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE