O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo, entregou na tarde dessa sexta-feira, o título de cidadão mato-grossense ao senador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon (PMDB). A cerimônia aconteceu na sala de reuniões da presidência e foi uma indicação do primeiro-secretário da Casa, José Riva (PP), em conjunto com os deputados Walter Rabello e Zé Carlos do Pátio (ambos PMDB) e Humberto Bosaipo (PFL).
“O senador é um exemplo de ética e transparência na política, um modelo de trabalho principalmente para os políticos que estão começando agora. Tem mais de 30 livros publicados e aos seus 77 anos de Rio Grande do Sul, hoje recebe uma nova certidão de nascimento: a de um filho de Mato Grosso”, declarou Sérgio Ricardo.
O parlamentar ressalta a luta política do senador gaúcho em prol dos municípios, uma bandeira defendida no Estado mato-grossense por vários deputados. “Pedro Simon é autor da Lei 10.521 de julho de 2002 que assegura a instalação de municípios – criados antes da emenda n.15 – ao Estado e não à União. Um senador municipalista que tem todo respeito da classe política de Mato Grosso”, justificou o presidente da AL.
Já o homenageado fez questão de ressaltar em seu discurso o processo de divisão do Estado – aprovado em 1978, para o desenvolvimento da região norte – e o destaque nacional que o Estado mato-grossense possui. “Acompanhei de perto essa divisão e ficamos todos com receio na época como ficaria um pai ao separar-se filho. Mas hoje, quando se fala em economia da região Centro Oeste, da nova fronteira agrícola, se ouve falar em Mato Grosso e não em Mato Grosso do Sul”, disse Simon, ao declarar que será mais um senador por Mato Grosso.
O deputado Humberto Bosaipo (PFL) destacou a semelhança política com peemedebista, em detrimento dos seus cinco mandatos na Assembléia Legislativa como parlamentar. “Também sou da época em que Pedro Simon veio ao Mato Grosso junto com Ulisses Guimarães. Desde então, nosso país não teve mais líderes políticos como este senador. Todavia, foi nesse último momento contemporâneo ao citar e acreditar mais em Deus, que Pedro Simon me convenceu de que o país precisa de mais homens como ele”, defendeu Bosaipo.
O primeiro secretário, um dos autores da indicação à honraria, diz que a vinda do senador não poderia deixar de ser marcante. “Mesmo que Pedro Simon tenha vindo a Mato Grosso para palestrar aos estudantes de Direito, não desmereceu as riquezas do nosso estado e foi conhecer a Chapada, o Pantanal e experimentou até a culinária cuiabana. Sem dúvida alguma tinha que ser homenageado e isso é pouco perto do que ele contribuiu e ainda contribui com o processo político-democrático brasileiro”, expôs Riva.
Após a cerimônia na AL, o senador proferiu a palestra “A nova resolução do TSE”, no Encontro Regional dos Estudantes e Operadores de Direito de Mato Grosso.
Estiveram presentes na solenidade de entrega do título: o senador Jaime Campos (PFL); o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), os deputados estaduais Chico Galindo (PTB), Maksuês Leite (PP), Walter Rabello e Adalto de Freitas (ambos PMDB).