Ao comentar as manifestações realizadas no último domingo, o senador mato-grossense José Medeiros (PPS) afirmou, ontem, durante pronunciamento, que a presidente Dilma Rousseff está sem sustentação popular. Para ele, o país enfrenta um cenário grave, que deve provocar uma grande reflexão, e achar a saída para a crise que é responsabilidade do governo federal e não do Legislativo.
Uma das causas da crise foi o gasto exagerado do governo em programas que o país não tinha como manter, como por exemplo, os programas de creches, o de maquinário e a desoneração da folha de empresas de alguns setores. O senador observou que, com a redução dos encargos trabalhistas, esperava-se que os empresários ficassem com mais dinheiro e investissem mais no país. “Só que isso não aconteceu”.
José Medeiros disse também que o governo precisa recuperar a governabilidade, reorganizando sua base com os poucos aliados que lhe restam. Ele advertiu, no entanto, que a base para essa governabilidade não pode ser paga e tem a missão de criar condições para o país seguir seu rumo.
“Agora, o que vamos fazer? Qual é a saída? É ajudar, é sustentar que esse governo fique? É aumentar a agonia ou é começarmos a pensar na construção de uma transição, de partir para o convencimento da própria presidente de que acabou. Era isso o que queríamos? Não, mas a grande realidade é que acabou”.