O senador Wellington Fagundes (PL) criticou, hoje, a “falta de reação” do governo brasileiro diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos e sugeriu a criação de uma missão oficial aos Estados Unidos, com representantes do Congresso e do setor produtivo, principalmente para defender os interesses do agronegócio nacional após o anúncio do aumento nas tarifas para café, carne e diversos outros produtos brasileiros vendidos para os Estados Unidos.
“Como explicar que o governo Lula, com toda sua retórica de uma diplomacia altiva e ativa, não tenha conseguido antecipar ou neutralizar uma medida tão previsível, que já vinha sendo sinalizada desde o governo Trump?”, questionou Fagundes. “Já passou da hora de o presidente Lula parar com essas picuinhas ideológicas. O Brasil precisa de pragmatismo. O Congresso está pronto para ajudar, mas o governo precisa agir.”
O senador apontou que os setores mais afetados serão justamente os que sustentam a economia brasileira, como o agronegócio e a indústria de transformação, e cobrou mais responsabilidade do Executivo na condução da política externa. Ele propôs a criação de uma missão oficial para ir a capital norte-americana, com a presença de parlamentares e representantes do setor produtivo. Ele defendeu que a delegação tenha integrantes de estados estratégicos, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
“Somos o maior produtor de soja do mundo. Mato Grosso já passou a Argentina e, mesmo assim, estamos pagando a conta de uma diplomacia descolada da realidade”, acrescentou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.