PUBLICIDADE

Senador diz que PEC que cria 4 TRFs contém erro formal

PUBLICIDADE

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou hoje (6), em nota, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que cria quatro tribunais regionais federais (TRFs), com sede nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus. A PEC foi promulgada hoje pelo vice-presidente do Congresso, deputado André Vargas (PT-PR), na ausência do presidente da Casa, que está em viagem ao exterior.

Desde a aprovação da proposta, Renan vinha adiando a promulgação, sob o argumento de que a PEC contém erro formal. “A opção de não promulgar a emenda que criou quatro tribunais regionais federais decorreu do entendimento de que a proposta contém erro formal, suscetível de questionamentos jurídicos, já que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados sofreu alterações substanciais em relação ao que foi enviado pelo Senado Federal”, diz o senador na nota.

Para Renan, o correto seria os senadores apreciarem novamente a proposta, uma vez que, durante a tramitação e aprovação na Câmara, o texto foi alterado pelos deputados. Entidades que representam a magistratura, no entanto, alegam que há necessidade de nova votação do texto pelos senadores. No entendimento dos juízes, a alteração feita na Câmara é de técnica legislativa e não modificou o conteúdo aprovado no Senado.

Apesar de não concordar com a promulgação da PEC, Renan disse que não poderia limitar o poder do deputado André Vargas. “Não posso limitar as competências regimentais do primeiro vice-presidente do Congresso Nacional. Igualmente não poderia, eternamente, adiar ou cancelar compromissos oficiais em virtude desta emenda”, concluiu o senador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-governador de Mato Grosso diz que aliados levaram “nocaute” com prisão de Bolsonaro

Presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em...

Lançada licitação para construir túnel em rodovia entre Cuiabá e Chapada; R$ 54 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Governo de MT paga servidores e injeta mais de R$ 800 milhões na economia

Os servidores públicos do governo de Mato Grosso recebem...

Secretária e prefeito inauguram unidade regional da SEMA em Sinop

Foi inaugurada, ontem, sede da unidade desconcentrada da secretaria...
PUBLICIDADE