O ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União, a portaria 778/2024, que autoriza a criação do curso de graduação em Medicina em Sinop. A autorização representa importante conquista para o Nortão e é resultado direto da articulação do senador Jayme Campos (União) junto aos ministros Alexandre Padilha, de Saúde, e Camilo Santana, da Educação.
De acordo com a portaria, o curso será ofertado pela Faculdade de Ciências da Saúde Oswaldo Fortini (FACISO), com 60 vagas anuais. “Agora, nossos jovens terão a oportunidade de estudar Medicina sem precisar sair de casa, e o Estado ganhará novos profissionais comprometidos com a saúde da nossa população”, declarou Jayne.
A implantação do curso de Medicina em Sinop, segundo o senador, é uma vitória histórica. “Foram anos de trabalho e diálogo com o MEC e Ministério da Saúde, atendendo a um pleito legítimo do ex-deputado Nilson Leitão e das lideranças da região”, afirmou, através da assessoria, acrescentando o esforço para expandir o ensino superior na área da saúde e formar novos profissionais para atender à demanda por médicos no interior do Estado.
Com a autorização, a FACISO passa a integrar o seleto grupo de instituições credenciadas para ofertar o curso de Medicina em Mato Grosso prevendo formar 60 novos médicos por ano.
Criador da Universidade de Mato Grosso (Unemat) quando foi governador de Mato Grosso, Jayme Campos se disse “convicto de que essa decisão consolida uma das maiores vitórias recentes da educação e da saúde no interior mato-grossense”. Nas próximas semanas, segundo ele, a FACISO deverá realizar a aula magna inaugural do novo curso


