O senador José Medeiros (PPS) protocolou um projeto de decreto legislativo, esta manhã, junto à Mesa Diretora do Senado, pedindo a revogação do projeto aprovado no Congresso Nacional que permitiu a adesão da Venezuela no Mercosul. A alegação do político mato-grossense é a de que o país vizinho teria violado a cláusula democrática do bloco.
De acordo com informações do blog do jornalista Fernando Rodrigues, Medeiros afirma que a Venezuela está descumprindo o Protocolo de Ushuaia sobre compromisso democrático no Mercosul. “É condição essencial ao desenvolvimento do processo de integração [do Mercosul] a plena vigência de instituições democráticas”.
O Senado Federal aprovou a entrada da Venezuela no Mercosul em 2009. Já a entrada efetiva do país vizinho no bloco ocorreu em 2012 com a aprovação do Brasil, Argentina e Uruguai.
O senador mato-grossense fez parte da comitiva de oito senadores que estiveram na capital venezuelana, na semana passada. Os políticos brasileiros foram hostilizados pelos moradores locais e pouco saíram do aeroporto da capital. Eles foram até o local atendendo a um pedido de familiares do preso político Leopoldo Lopez, que ficou vários dias realizando greve de fome.
Na oportunidade, Medeiros, que fez sua primeira viagem oficial ao exterior representando o Senado, disse que os senadores ficaram presos. “Sequer tivemos apoio da embaixada brasileira. Um total desrespeito, não conosco senadores, mas com o Brasil. O governo venezuelano simplesmente parou o trânsito de toda uma cidade, prejudicando a população para que a delegação brasileira não pudesse cumprir sua missão democrática e diplomática. O Senado vai convocar o embaixador brasileiro para dar explicações de toda essa situação de abandono a nós, senadores, e de cumplicidade com o governo da Venezuela".