PUBLICIDADE

Senador de MT elogia governo por destinar R$ 10 milhões para pesquisa sobre câncer

PUBLICIDADE

O senador mato-grossense Blairo Maggi (PR) elogiou decisão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação de destinar cerca de R$ 10 milhões para a pesquisa sobre o uso em seres humanos da fosfoetanolamina sintética no tratamento do câncer. Dois milhões serão do orçamento deste ano e o restante virá dos orçamentos de 2016 e 2017.

Como explicou o senador, a substância vem sendo desenvolvida há cerca de 20 anos por pesquisadores da Universidade de São Paulo de São Carlos e foi distribuída gratuitamente até 29 de setembro a pessoas interessadas, apresentando resultados positivos na contenção e redução de vários tipos de tumores.

No entanto, sua eficiência ainda não foi confirmada por estudos clínicos com seres humanos para que o produto obtenha o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Blairo Maggi informou que a primeira fase dos testes pré-clínicos poderá estar pronta em sete meses.

“Sinto-me na obrigação de cobrar empenho total por parte do governo para que haja investimentos e testes sejam feitos, as exigências sejam cumpridas e, assumindo que a molécula seja comprovada como medicamento, que seja produzida em quantidade suficiente para atender a população. A fosfoetanolamina é uma grande esperança para milhares de brasileiros e de não brasileiros mundo a fora”.

Blairo Maggi também ressaltou que a aprovação de um projeto de lei em estudo no Senado facilitará, no futuro, a realização de testes para o licenciamento de novos medicamentos, como a fosfoetanolamina. A proposta fixa princípios e regras para as pesquisas clínicas em seres humanos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...

Justiça eleitoral cria quatro novos locais de votação em Nova Mutum

A Justiça Eleitoral confirmou a criação de quatro novos...
PUBLICIDADE