O senador José Medeiros (PPS) lamentou a quantidade de obras paralisadas ao longo das BRs-364 e 163, que cortam Mato Grosso. Em pronunciamento no Senado Federal, ele afirmou que, além do prejuízo material para o país, a interrupção das obras frustra a população do estado.
“Não tenho como ficar calado quando vejo que o estado está sendo prejudicado pela estagnação total da sua infraestrutura. É necessário que haja clareza por parte do governo. É preciso definir quais são as reais prioridades, a partir da necessidade do povo, sem recorrer a cortes indiscriminados e redução de recursos em áreas que deviam ser tratadas como estratégicas, como é o caso de todo o setor de infraestrutura, essencial ao país”.
Durante o discurso, Medeiros afirmou que, por muito tempo, a BR-364/163 foi considerada, pela Polícia Rodoviária Federal, o ponto mais crítico da malha rodoviária nacional, respondendo por praticamente 70% de todos os acidentes acontecidos no Estado.
“O trecho entre as cidades de Jaciara e de Rondonópolis, por exemplo, tem fluxo diário médio de 40 mil veículos, sendo a maior parte veículos de carga, segundo contagem do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), um dos maiores fluxos de caminhões das estradas brasileiras. Esse número dobra em época de safra”.
O senador disse esperar que o governo federal verifique os números e perceba que gastar dinheiro com a infraestrutura em Mato Grosso não é despesa e, sim, investimento.