O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) encaminhou requerimento à mesa do Senado para que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sejam advertidos da possibilidade de incorrerem em crime de responsabilidade se não disponibilizarem os gastos com cartões corporativos da Presidência da República. O requerimento deverá ser analisado no inicio de fevereiro.
“A utilização destes cartões corporativos chega às raias do absurdo. O governo tem que dar um fim nisto. É inadmissível não prestar contas. O dinheiro público tem que ser utilizado com correção, honestidade e transparência”, sustentou.
Alvaro Dias disse ter encaminhado requerimento idêntico em 2005. Na época, a Casa Civil da Presidência da República teria justificado a impossibilidade de enviar os dados ao Senado por serem sigilosos e constituírem um volume expressivo de informações.
Segundo o site Portal da Transparência, o governo federal contabilizou R$ 75,656 milhões em compras com uso de cartões corporativos em 2007. Mantido pelo próprio governo, o portal informa os gastos de vários ministérios e órgãos federais, mas não disponibiliza os valores referentes a gastos da Presidência da República.