O senador Osvaldo Sobrinho (PTB) fez um apelo ao governo federal e ao governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), para que adotem medidas para atender Alta Floresta e Apiacás que estão em situação de emergência devido ao aumento da população, em função da instalação de usina hidrelétrica no rio Teles Pires.
Para o parlamentar, o empreendimento que deverá trazer riqueza e desenvolvimento ao Mato Grosso e vai dar mais energia às indústrias brasileiras não pode ser feito com o sacrifício das duas cidades matogrossenses, que estão sem condições de oferecer habitação e serviços médicos e educacionais a sua população.
Osvaldo afirmou que, com a construção da usina, a população de Apiacás passou de 10 mil para 20 mil habitantes, e a de Alta Floresta, de 18 mil para 70 mil pessoas.
“Essas cidades hoje não têm como atender os seus doentes; não têm como atender com moradias aqueles que para lá foram; não têm escola, sala de aula e nem carteiras para colocar os filhos dos trabalhadores que para lá foram. E o pior, a maioria da população é de gente pobre, gente humilde que foi buscar condições para melhorar suas vidas”, relatou o senador.
De acordo com a empresa que constrói a usina, cerca de R$ 4 bilhões são investidos. A capacidade instalada é de 1.820 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 6 milhões de pessoas.