PUBLICIDADE

Senado reascende discussão para criar mais 20 cidades em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do projeto de lei (PLS 199/2015) que regula a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios, ontem, reascendeu a discussão sobre a emancipação de ao menos 20 distritos em Mato Grosso. Trata-se da terceira tentativa de regulamentação, mediantes propostas que foram vetadas integralmente em 2013 e 2014, pela presidente Dilma Rousseff. O projeto agora segue ao plenário.

A Confederação Nacional do Municípios (CNM) apontou que o projeto tem poucas variações aos que foram rejeitados pela presidência. Entre os critérios, que o pedido para criação será a apresentação de requerimento à Assembleia Legislativa, apoiado por 20% do eleitorado da área alvo de emancipação ou desmembramento ou 3% dos eleitores de cada um dos municípios com pretensões de fusão ou incorporação. Outro é  que a população deverá ser igual ou superior a 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil na região Nordeste; e 20 mil nas regiões Sul e Sudeste.

Mato Grosso tem atualmente 141 cidades. No entanto, durante o veto ao segundo projeto, ano passado, havia pelo menos 56 processos de emancipação de distritos e 20 destes estariam em estágio mais avançado. Entre eles,  Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Nova Fronteira, de Tabaporã; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Espigão do Leste, de São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubitaran/Sorriso; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira.

Segundo a CNM, a presidência alega “temer o crescimento exagerado no número de Municípios brasileiros, o que geraria impacto financeiro para as novas unidades, as já existentes e também para os Estados”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançada pela prefeitura chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Governo de MT inaugura amanhã 23 km de asfalto no Médio Norte

O governador Mauro Mendes vai inaugurar nesta quarta-feira (17),...

Sinop: Senado encaminha ao governo proposta criando Universidade Federal do Norte

A comissão de Educação do Senado decidiu, em audiência,...
PUBLICIDADE