Teve início, hoje, a análise de balanços financeiros realizada pela 2ª Câmara de Julgamento do Tribunal de Contas de Mato Grosso. A sessão ordinária começou às 14h e foi presidida pelo conselheiro Waldir Teis. Também são responsáveis pelo julgamento os conselheiros Valter Albano, Sérgio Ricardo e os conselheiros substitutos Isaías Lopes da Cunha, Jaqueline Jacobsen e Ronaldo Ribeiro.
Na abertura, o conselheiro presidente José Carlos Novelli cumprimentou os demais conselheiros e conselheiros substitutos e elogiou a iniciativa do conselheiro Valter Albano e da instituição quanto a criação das duas Câmaras de Julgamento. A Lei Estadual aprovada em 11 de outubro de 2011, determinou a criação de duas Câmaras do TCE-MT que busca a ampliação da estrutura do Tribunal de Contas de Mato Grosso. A partir da alteração feita na Lei Orgânica, o TCE passou a dividir entre o Tribunal Pleno e a Primeira e Segunda Câmaras a distribuição processual. Albano reiterou que a proposta das Câmaras é dar maior agilidade e atenção aos processos, afirmando que "a satisfação não é pessoal, mas sim institucional".
Ao todo, foram julgados 102 processos, entre contas anuais de gestão de sete Câmaras Municipais, uma representação externa, além de pensões e aposentadorias. Para o presidente da 2ª Câmara, Waldir Teis é importante a sessão contar com a contribuição dos conselheiros substitutos, pois a participação "vai dar maior qualidade no julgamento das contas", avaliou.