A criação de uma associação dos municípios do Norte foi uma das decisões tomadas hoje pela manhã, em Sinop, em uma reunião entre secretários de Finanças de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera, Santa Carmem, Tapurah, Ipiranga do Norte, Feliz Natal e Sinop.
Os representantes criticaram a atuação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) no Norte e querem, com a criação de uma nova associação, fortalecer a região. “Todos os municípios sentem uma falta grande do apoio da AMM. Eles contribuem, mas o retorno é muito pouco em relação aquilo que os municípios precisam”, explicou o secretário de Finanças de Sinop, Astério Gomes. O município estaria repassando cerca de R$ 10 mil ao mês à AMM.
A proposta é em envolver 15 municípios do Norte e oficializar a nova associação no início de 2007. “Nós hoje somos sócios da AMM e não temos nenhum amparo da associação. Ela está mais para cobrar as mensalidades e não dá assistência aos municípios”, criticou o secretário de Lucas do Rio Verde, Jorge Andretta.
O secretário de Santa Carmem, Gilberto Luiz Atoatti, também apontou a falta de apoio da AMM. “Os municípios se encontram em dificuldade em muitos setores e a AMM não está fazendo o trabalho que eles gostariam que estivesse fazendo”, acrescentou.
Outra discussão foi a implantação do ‘controle interno’ nas prefeituras, que deve ser feito a partir de 2007 e é exigido pelo Tribunal de Contas. O secretário Astério Gomes destacou que são normatizações e procedimentos adequados e inerentes à administração pública. “Um exemplo é uma compra. Como ela deve ser feita, se ela é direta, até R$ 8 mil, ou por processo licitatório, e este tem todo um andamento”, explicou.
“Nós entendemos que o controle interno deve ser criado não somente para atender o Tribunal de Contas, mas para atender as prefeituras mais eficientes e eficazes”, acrescentou. Lucas do Rio Verde deve sair na frente e começar a implantar o sistema em janeiro.
Segundo o secretário Jorge Andretta, um especialista de Santa Catarina deve auxiliar o município no processo. “A partir da implantação do controle, a administração Lucas do Rio Verde será mais eficiente. Hoje em dia, os municípios já estão trabalhando de uma forma parecida com a iniciativa privada e estão se tornando mais eficientes”, enfatizou.
Um grupo de trabalho foi criado para acompanhar a implantação e também outras definições da reunião. Os secretários devem se reunir novamente em fevereiro.