A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária se reúne nesta quarta-feira, a partir das 14h, na sala de reuniões da Assembleia Legislativa, com os secretários estaduais de Fazenda, Éder Moraes, e da Indústria, Comércio e Mineração, Pedro Nadaf. A presença dos dois secretários foi solicitada pelo deputado Guilherme Maluf.
Maluf esclareceu que os secretários explicarão a “Operação Mala Preta”, realizada há algumas semanas em Mato Grosso com a prisão de 27 empresários, advogados, contadores e fiscais acusados de sonegação fiscal na venda de produtos agrícolas de Mato Grosso para outros Estados. As investigações são feitas também em empresas que estariam declarando exportar grãos mas vendendo-os no mercado interno e burlando o fisco. Todos os suspeitos foram liberados e respondem processo em liberdade. A Secretaria Estadual de Fazenda calculou o prejuízo para o Estado em R$ 3 bilhões.
“Eles precisam falar sobre o rombo que essas empresas deram ao Estado e ainda, como tiveram acesso há vários documentos”, cobrou o deputado, ao solicitar explicações do governo estadual.