O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, se reuniu com representantes do governo alemão, ontem, e sinalizou o interesse do Governo de Mato Grosso em manter parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ, na área ambiental, “e hoje se apresenta como o parceiro adequado. Estamos no caminho do desenvolvimento sustentável e temos 62% do nosso território preservado, não há outro Estado brasileiro que preserva e produz tanto”, avaliou.
De acordo com o secretário, o Estado vai articular com o governo alemão em busca da manutenção da cooperação técnica na esfera subnacional, ou seja, em uma relação direta do Governo da Alemanha com o Governo de Mato Grosso. “Essa evolução que tivemos até hoje não podemos perder, retroagir. Vamos trabalhar para que esses apoios continuem vinculados com o Estado, porque sabemos que a ponta sentiu o reflexo dessa parceria”, afirmou.
A parceria do Estado com a GIZ teve início em 2021, com um termo de cooperação com as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Agricultura Familiar (Seaf). O foco da cooperação foi o apoio à implementação dos programas PCI e do REM, com ênfase na salvaguarda dos pequenos produtores e com comunidades tradicionais e povos indígenas. “Temos visto muito resultado positivo, tanto na área que apoiamos dentro desses programas quanto em toda a estratégia em si, mas a cooperação se encerra em setembro de 2023 e, por isso, viemos consultar o interesse do Estado em seguir com a parceria, para apoiá-los junto ao Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha”, manifestou a assessora técnica da GIZ no Brasil, Alicia Spengler.
Atualmente, a agência dá suporte aos programas REDD+ For Early Movers (REM) e Preservar, Conservar e Incluir (PCI). A informação é da secretaria estadual de Comunicação.