quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Secretário mato-grossense participa de encontro internacional em busca de recursos para obras

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leopoldo Mendonça, participa, hoje, do encontro internacional ministerial do “Corredor Bioceânico da Integração”, em Lima, Peru, integrantes dos governos do Uruguai, Bolívia, Peru e Chile. O objetivo do evento é debater os estudos feitos por consultorias e entidades sul-americanas sobre a situação das vias e as possibilidades logísticas para ligação intermodal dos países da América do Sul.

Além da análise de conjuntura, Mendonça esclarece que é uma oportunidade de captação de recursos para as obras, que incluem a construção de pontes, rodovias e ferrovias a longo prazo. Na lista de possíveis investidores estão o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e entidades da União Europeia.

“Mato Grosso construiu todas suas rotas de comércio em direção ao Leste e deixou o Oeste nas costas. Hoje, apesar de fazermos fronteira com muitos países, não temos logística para manter uma relação. O resultado disto é o contato muito mais próximo com compradores da China e do Estados Unidos, do que da Bolívia, por exemplo”.

Com o fortalecimento do corredor, Mendonça acredita que produtos mato-grossenses, como  grãos, carnes, óleo de soja, milho e girassol, algodão, bioenergia (biodiesel, etanol), ouro e diamante terão a ampliação do mercado. Isso sem contar a redução das distâncias para a aquisição de alguns insumos, bem como a intensificação do turismo.

O processo de integração de Mato Grosso com os demais países da América do Sul começou em abril de 2016, quando o governador, junto com uma comitiva de representantes do governo e de segmentos econômicos para discutir ações conjuntas para melhoria dasegurança, comércio, turismo, cultura e buscar a saída da produção de Mato Grosso pelos portos do Oceano Pacífico, informa o Gabinete de Comunicação.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE