O secretário em exercício de Meio Ambiente (Sema) Luis Henrique Daldegan, inaugurou na manhã desta quinta-feira o escritório regional da Sema no município de Colíder, região Norte. A inauguração faz parte do projeto estratégico elaborado pela secretaria para ampliar a sua estrutura de fiscalização e atendimento ao público no interior do Estado.
“Hoje estamos presentes, com escritórios regionais, em 16 municípios. Além disso, ampliamos o nosso contingente de fiscalização através da assinatura de Termos de Cooperação Técnica com Policia Militar Ambiental, Indea, Sefaz e Policia Rodoviária Federal” diz Luis Henrique Daldegan secretário em substituição da Sema.
Os Termos de Cooperação assinados pela Sema permitem que órgãos como Indea e Secretaria de Fazenda, por exemplo, sejam responsáveis também pela fiscalização de cargas de madeiras e produtos florestais. Desta forma, a Sema se faz presente nos 142 municípios de Mato Grosso, seja através dos seus próprios fiscais ou pelos parceiros oficiais. O contingente de fiscalização envolve hoje mais de mil pessoas.
A Sema também contratou, por meio de concurso público, 150 servidores que já tomaram posse dos cargos no mês de junho. Foram recrutados ainda 150 agentes ambientais que ajudam na fiscalização de combate à pesca predatória, queimadas e preservação de unidades de conservação.
Nesta sexta-feira (28/07), Luís Henrique Daldegan, participa da abertura de uma exposição sobre madeira no município de Alta Floresta. Até o próximo sábado (29/07) ele participará de uma série de reuniões com empresários do setor madeireiro nas regiões norte e noroeste. Na pauta destas reuniões assuntos relacionados ao controle feito pela Sema sobre o transporte de produtos florestais e planos de manejo que também estão sob responsabilidade do órgão ambiental.
Entre os municípios a serem visitados pelo secretário estão Nova Monte Verde, Aripuanã e Juina. Na segunda-feira (31/07), Luís Henrique Daldegan, volta a despachar no escritório central da Sema em Cuiabá.