PUBLICIDADE

Secretário e prefeitos decidem criar novo consórcio para gerir Hospital Regional de Sorriso

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, e prefeitos de 15 municípios da região Norte decidiram em reunião, esta manhã, pela criação de um novo consórcio para administrar o Hospital Regional de Sorriso. O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), ficará responsável por comandar este procedimento transitório provavelmente até o dia 1º de julho, quando passa a valer este novo consórcio.

Bertúlio afirmou que este novo modelo dará mais autonomia para que os recursos sejam melhor aplicados e as ações mais céleres. Para ele, o novo consórcio irá ser parceiro do governo para melhorar a qualidade do sistema de saúde na região.

Pivetta explicou que o atual consórcio de saúde não poderia ficar encarregado deste procedimento, devido a natureza jurídica ser 100% pública. Desta forma, foi necessária a criação de uma organização pública de direito privado que irá facilitar a tomada de medidas rápidas e eficientes. “O governo sugeriu este novo modelo. Ninguém melhor que o poder público local para saber o que precisa e gerir os serviços. O quê pretendemos é um modelo profissional, enxuto e eficiente”.

O prefeito afirmou que a primeira medida a ser tomada será a criação de um centro de custo organizado. Ou seja, um setor que irá cotar preços de insumos e serviços, coisa que não acontece atualmente. Segundo Pivetta, o governo não sabe quanto custa cada item ou serviço. Com esta central de custo, esse problema será sanado. Como a unidade não tem a possibilidade de absorver todo o atendimento, serviços da iniciativa privada serão comprados em valor justo.

Outra medida anunciada pelo prefeito é a nova forma de escolha do diretor geral do hospital. Segundo ele, a ideia é acabar com as indicações e colocar no comando um profissional realmente competente e que será sabatinado pelos integrantes deste novo consórcio, além da análise do currículo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE