sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário diz na Assembleia que governo de MT quer comprar mais vacinas; 70 mil imunizados contra Covid

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/Tcheló Figueiredo/assessoria)

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse, hoje, para deputados estaduais, na Assembleia Legislativa, que “o governo de Mato Grosso tem intenção de comprar vacinas e avalia essa possibilidade. Por enquanto, aguardaremos as remessas do Programa Nacional de Imunizações encabeçado pelo ministério da Saúde. Até o momento, não temos previsão de novos recebimentos”, expôs.

Das 191.760 doses recebidas, 24 mil foram da vacina AstraZeneca/Oxford e as demais da vacina Coronavac/Butantan.  97% das doses chegaram aos locais em que serão aplicadas. O secretário explicou que as reações observadas até agora foram todas leves, “dentro do esperado” e que não há motivo para receio.

A quarta e mais recente remessa de vacinas enviadas para Mato Grosso, no último domingo, contém 30.600 unidades. O secretário explicou que 6% dessas doses são destinadas para profissionais da Saúde e e a outra parte para cobrir, em 100%, a população com mais de 90 anos.

Gilberto foi à Assembleia a pedido do deputado Lúdio Cabral (PT) e esclareceu que, após a entrega das doses por parte do governo do Estado, o trabalho de organização da aplicação é de responsabilidade dos municípios e também precisam organizar o preenchimento de plataformas destinadas ao controle de possíveis reações adversas à vacina (e-SUS Notifica).

O deptuado Lúdio Cabra avaliou que “Passamos de 70 mil pessoas imunizadas em Mato Grosso, não foram registrados eventos adversos graves. Precisamos falar disso porque ainda existem pessoas com desconfiança em relação às vacinas”, disse o parlamentar.

As decisões relacionadas à distribuição das vacinas têm seguido os informes e orientações do Ministério da Saúde e que todos os passos estão registrados em resoluções publicadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Também participaram da reunião os deputados Ulysses Moraes, Delegado Claudinei (PSL), Dr. João (MDB), Wilson Santos (PSDB) e Xuxu Dal Molin (PSC).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE